terça-feira, junho 14, 2005

Motorama

Motorama era o "primo pobre" do Autorama (tanto que não aparece no site da estrela, e por isso dessa vez fico devendo uma foto).
Enquanto este era movido a pilhas, com um controle para controlar a aceleração do carrinho, e podia ser do Senna ou do Piquet, aquele era movido a corda, com um controle tipo manivela, e tinha uma motinha azul e outra laranja.

Para quem não conheceu, explico.
A moto possuía uma engrenagem do lado de fora. O controle possuía uma manivela. Girando-a para frente, uma segunda engrenagem que existia na beirada da pista era mecanicamente acionada, posicionando-se de tal forma que se encaixava com a da moto assim que ela passava nesse ponto "de abastecimento". Continuando a girar a manivela para frente, a engrenagem da pista girava de tal forma que dava corda na motinha (Imagine agora a barulheira de dois moleques "abastecendo" doidamente suas motinhas: rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr...). No momento em que a moto estava literalmente com a corda toda, era só girar a manivela prá trás, que a engrenagem da pista se recolhia, liberando novamente a motinha.
Pertinho do ponto de abastecimento, havia um contador de voltas (obviamente, também mecânico).
Segredo para se ganhar a corrida: ter o feeling para não parar para abastecimento antes de ser realmente necessário. Normalmente, quando a corda estava acabando, havia um momento crucial em que a velocidade diminuia vertiginosamente. Era necessário reabastecer antes desse ponto, senão o jogador era obrigado a esperar a moto completar uma volta extremamente lenta (em torno de 4 segundos!).

Apesar dos pesares, o Motorama tinha vantagens sobre o Autorama:
  • Era possível colocar as motos para andar fora da pista!
  • Não gastou, não gasta e nunca gastará pilhas!

Diversão garantida!

1 Comments:

At 15 junho, 2005 23:31, Blogger Daniela said...

Ando absolutamente saudosista dos anos 80. Ontem, fazendo uma pesquisa sobre músicas infantis da época, como o musical "A arca de Noé" e outros, me deu mais saudade ainda. Este blog é tudo de bom... Meu, o pirulito com pó de frutas. Sugiro um post sobre "A caverna do dragão" outro bom desenho. Outro dia encontrei todos os episódios à venda e não perdi tempo. Anos 80, para sempre sejam louvados...

 

Postar um comentário

<< Home